sábado, setembro 03, 2005

E tudo o vento levou…

O furacão “Katrina” entrou nos Estados Unidos sem pedir licença e, quase, varreu New Orleans do mapa.

A capital do Jazz foi apenas um dos locais atingidos, mas a cidade ficou completamente destruída e com 80% da sua superfície submersa.

O número de vítimas é, a esta hora, desconhecido mas as autoridades já falam na hipótese de haver milhares de mortos.

A juntar aos que não resistiram directamente a este fenómeno da natureza, que chegou a atingir o “grau cinco” (máximo), há ainda que os que ainda vão morrer de doença, ferimentos, fome ou sede.

É que há milhares de pessoas sem água, comida, tecto, luz, à mercê de bandidos e saqueadores.

Há habitantes a roubar para sobreviver e há tresloucados nas ruas que disparam contra tudo o que lhes aparece pela frente (sejam helicópteros de ajuda ou pessoas a sair dos hospitais).

Os apelos desesperados do presidente da Câmara de New Orleans e de um grupo de senadores negros foram arrepiantes, as imagens das populações foram de uma violência atroz.

Já a completa inacção do Governo Federal é revoltante e obscena. George W. Bush só ao quinto dia se dignou ir às áreas mais atingidas para dizer umas baboseiras.

Em mais um dia louco com declarações fortíssimas, alguém colocou os pontos nos “ii”: “As pessoas que faleceram nesta tragédia, morreram porque eram pobres, não porque eram brancos ou negros”.

“Tenho vergonha do meu país, tenho vergonha deste Governo”, dizia uma Senadora emocionada perante a tragédia.

Como é possível que o líder do país mais rico do mundo deixa que tudo isto aconteça no seu próprio território sem reagir?!

Como é possível que o senhor Bush, a primeira vez que falou aos norte-americanos, se tenha preocupado apenas com a gasolina e o petróleo?!

Como é possível que o presidente do “dono do mundo” tenha dito que esta “tragédia vai ser boa porque as pessoas afectadas vão ter casas novas”?!

Como é possível que na véspera da chegado do “Katrina”, as pessoas tenham sido alertadas para sair da cidade, mas não lhes tenham sido dadas mais indicações?!

Como é possível que não se tenha prevenido um eventual desvio de trajectória, que veio a acontecer?!

Como é possível que Bush não se demita?!

Como é possível…

1 comentário:

rvr disse...

Como é possível este homem ter sido eleito por duas vezes Presidente de um país, ainda para mais dos Estados Unidos?