sábado, março 06, 2004

“Maldita televisão”

Adaptando a frase que um amigo meu costuma usar, apetece dizer que “a televisão só tem culpa por duas coisas: por tudo e por nada”.

Ora, serve esta frase para concordar com o major Valentim Loureiro que, comentando a “palhaçada” de Ferreira Torres no Marco de Canavezes – Santa Clara, disse que se a RTP não tivesse filmado o jogo e as ocorrências seguintes, o “caso” não teria assumido as proporções que atingiu.

“Está tudo normal, não se faça disto um bicho de sete cabeças”, disse o senhor presidente da Liga.

Eu, cá por mim, estou 100% de acordo com ele.Que bom que seria se a nossa televisão fosse controlada pelos meus amigos e só transmitisse programas “sérios e educativos”, do meu agrado, e não se deixasse influenciar por “essas coisas” da democracia, da isenção e da pluralidade.

Aliás, se fosse eu que mandasse, aqueles profissionais da RTP que tiveram a “lata” de transmitir o incidente com o sr. presidente da Câmara do Marco teriam que ser castigados porque não me perguntaram se podiam passar as imagens.(...)

Agora a sério...

Sinceramente, ainda mais grave do que a “palhaçada” do autarca num estádio, com o seu nome, foram as reacções: dele próprio, que assumiu, no dia seguinte, que voltaria a fazer tudo outra vez; do presidente da Liga que culpou a “maldita televisão” e desvalorizou o caso; do Primeiro-ministro que “não viu” as imagens e do líder do PP, partido no qual Avelino Ferreira Torres é dirigente, que não abriu a boca.

A questão que se coloca é a seguinte: se alguém – como já me “sopraram” - não gostar da actuação da equipa de arbitragem e quiser invadir o estádio vai contar com uma GNR tão “amiga”?, vai poder continuar a ir “à bola” sem que nada lhe aconteça? Esta “boa vontade” vai aplicar-se também ao Euro 2004?

Ou será que esta “benesse” só se aplica a autarcas, com estádios com o seu nome, ex-dirigentes (!?) da equipa da casa?Será que continuamos a viver num país em que há filhos e enteados? Portugueses de primeira e portugueses de segunda?

Sem comentários: