domingo, março 07, 2004

McDonald’s: Como se perde um cliente...

Durante os últimos anos esta multinacional norte-americana foi uma das minhas opções mais utilizadas para satisfazer essa necessidade básica que é o jantar. Agora deixou de ser.

Obviamente que a McDonald’s, espalhada por dezenas de países pelo mundo com tanto sucesso, pouco se importa com isso e, claro, nem vai reparar.Afinal, é só um “clientezito” da McDonald’s da Baixa... nada de grave.

Estou consciente disso, mas esta é apenas a minha forma, modesta mas sentida, de mostrar o meu profundo desagrado por uma atitude que eu considero simplesmente vergonhosa.

Caso não se lembre de nenhuma atitude que se adeque a esta qualificação vou refrescar-lhe a memória: a McDonald’s é um dos patrocinadores do Euro 2004 e, nessa qualidade, enviou cartas a algumas autarquias (pelo menos Lisboa e Porto) para, através das escolas da zona, encontrar crianças que quisessem participar no evento.

Até aqui tudo bem, no entanto, uma das alíneas obrigava a que as crianças não tivessem problemas físicos nem mentais!!!!!

A língua portuguesa é rica, mas não há adjectivos suficientes para qualificar esta atitude. Fora todas as importantíssimas questões éticas e morais, há uma razão que os norte-americanos (base da Mc Donald’s) costumam entender e preservar: esta discriminação inaceitável é Inconstitucional.

Todos os cidadãos portugueses são iguais perante a lei e têm os mesmos direitos e deveres.

Posto isto e demais actos, só gostaria de pedir à senhora vereadora da Câmara de Lisboa, Helena Lopes da Costa, que, apesar dos seus “imensos afazeres” na autarquia e as “centenas de papéis” que tem para assinar, tome atenção àquilo que está a fazer e respeite os seus munícipes... deficientes ou não.

É que, se a moda pega, um destes dias ainda vamos ter uma empresa que não quer negros ou louros, meninos de olhos azuis ou vesgos, homossexuais ou heterossexuais, altos ou baixos, magros ou gordos, canhotos ou destros.

Se a moda pega, estamos a criar só bebés com a característica “x”, “y” ou “z”... o pior será quando a “moda” passar.

Obviamente, não espero que boicotem a McDonald’s só porque lhes peço mas, pelo menos, pensem nisto e reflictam sobre o perigo que seria abrir um precedente destes.

PS: Podem, por exemplo, ler o “Admirável Mundo Novo” do Aldous Huxley.

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