quinta-feira, março 18, 2004

Mosca tsé tsé

Se anda em transportes públicos, cuidado! Depois do alerta contra assaltos, deixo aqui a chamada de atenção para uma epidemia que está a alastrar: a picada da mosca tse-tse.

Começo, sinceramente, a ficar preocupado porque a doença está a avançar e não vejo o Governo tomar medidas para a combater.

Eu costumo utilizar a linha de Sintra e é matemático: entro no comboio e, seja a que horas for, se a carruagem for cheia, os primeiros sinais da doença manifestam-se quase automaticamente.

Ele é ver algumas das pessoas que estão viradas para mim a terem um repentino ataque de sono. O “ataque” parece profundo, mas curiosamente, nunca vi nenhuma dessas pessoas falharem a estação de saída. É muito “treino”...

Agora a sério, se ainda não percebeu deixe-me explicar-lhe: as pessoas estão a caminho do trabalho ou de regresso a casa, estão chateadas com a vida, fartas do emprego e quando dão de caras com um deficiente devem pensar: “porra, lá vem este... eu sei que estou aqui no lugar reservado, mas porque é que sou eu que tenho que me levantar? Pode ser que este senhor aqui ao lado não se importe...”.

E é assim que (de vez em quando) os 28 minutos da viagem são feitos em pé...

Confesso que já estou habituado e até nem me custa muito fazer o caminho de pé se conseguir encontrar um canto em que vá bem agarrado...Só estou mesmo a falar nisto porque a situação se repete (muitas vezes) com velhotes e senhoras grávidas e aí – confesso – “salta-me a tampa”.

Haja respeito... haja civismo... Não me façam sentir vergonha do meu país.

Sem comentários: