domingo, agosto 27, 2006

"O pior condutor do mundo"

Não sei se alguma vez viram este programa da SIC que dá nas tardes de domingo. Eu vi excertos de três programas e fiquei assustado.

Para quem nunca viu, aqui fica uma simples explicação: um grupo de pessoas (10 ou 12), todas com carta de condução, foram inscritas por amigos ou familiares para realizarem uma série de provas e testes ao volante. Cada semana é excluído o menos mau até ficar o pior de todos.

Tive o privilégio de ver o primeiro programa, já há algumas semanas, e, se não fosse trágico, este era um belíssimo programa de comédia.

Este programa da SIC, infelizmente, ajuda a explicar a tragédia que se vive nas estradas portuguesas e o clima de guerra civil que todos os anos mata centenas de pessoas.

É verdadeiramente inacreditável como é que pessoas com carta de condução conduzem tão mal. Aliás, arrisco-me a dizer que algumas destas pessoas, simplesmente, não sabem, de todo, conduzir e deveriam ser liminarmente proibidas de pegar num carro.

Estes "condutores" têm culpa, mas os instrutores e os examinadores ainda têm mais. Como foram as aulas e os exames?

Eu não tenho carta, nem vou ter (porque basicamente tenho medo de andar na estrada), mas o certo é que, ainda no outro dia, talvez inspirados por este programa, me perguntaram se eu queria tirar a carta, sem me chatear com nada, por 300 contos.

O ditado "Ganhou a carta na Farinha Amparo" nunca fez tanto sentido e, provavelmente, algumas destas 10 ou 12 foram assim conseguidas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem conduz diariamente como eu nas estradas portuguesas salta-nos "pelos olhos dentro" que muita gente não deveria andar na estrada, seja qual for a razão. Já agora, e onde andam os senhores que tiveram a ideia peregrina deixam circular carros que podem ser conduzidos por quem não tenha carta de condução? (Sim, sim, os que chamamos de "mata-velhos" ou "papa - reformas"). Isso é um autêntico crime, e eu sei do que falo, porque o meu carro já sofreu mazelas de qume não sabe conduzir.

Anónimo disse...

É a velha questão de sempre. Para lá das burlas e outras formas de sacar dinheiro, seria interessante fazer com regularidade uns exames aos examinadores... e instrutores. Sem eles saberem claro.