quarta-feira, julho 06, 2005

O outro “69”

Na próxima sexta-feira, milhões de pessoas em vários países da Europa vão estar em suspenso à espera dos “números” e das “estrelinhas” do Euromilhões.

Este novo concurso europeu bate todos os recordes e oferece esta semana 69 milhões de euros (quase 14 milhões de contos).

Antes de continuar, deixem-me só esclarecer que não tenho nada contra o jogo legal (nem este, nem qualquer outro) e que sei que este até está concessionado à Santa Casa da Misericórdia, o que permite ajudar pessoas com problemas.

No entanto, é só esta a minha questão, parece-me que dar 14 milhões de contos a alguém que acertou umas cruzinhas, parece-me um exagero, quase diria uma obscenidade.

Especialmente quando se sabe que o país está em crise e há tanta gente, milhares de pessoas, com dificuldades.

Por outro lado, há ainda o outro lado da moeda para quem ganha uma quantia tão alta: os “amigos” que aparecem e que, por exemplo, até obrigaram duas famílias portuguesas (novos Euromilionários) a desaparecer.

Não sei se “isto” algum dia pode ser alterado (eventualmente com um “tecto monetário” para os apostadores e o resto entregue a ONG), mas o que é certo é que esta é uma questão que me perturba.

1 comentário:

rvr disse...

Notícia de última hora: e não é que vai haver jackpot outra vez - 81 milhões de euros.