quinta-feira, março 27, 2008

Mundo Bizarro

O primeiro homem grávido, pelo menos que se saiba.

Notícia da Lusa:

EUA: Transexual masculino, no quinto mês de gravidez, rejeitado pela família
26 de Março de 2008, 22:42
Los Angeles, Califórnia, 26 Mar (Lusa) - Thomas Beatie, um transexual varão, casado, dará à luz uma menina no Verão depois de várias tentativas para engravidar e após ter sido rejeitado pela sociedade e a sua família, informou a revista “The Advocate”.
Beatie, cujo aspecto é o de um homem grávido de cinco meses, submeteu-se a uma alteração para eliminar os peitos femininos e a um tratamento de testosterona no seu processo de mudança de sexo mas conservou os seus órgãos reprodutores.
"Como se sente um homem grávido? Incrível. Estou estável e seguro de mim mesmo como homem que sou. Incrível. Tecnicamente vejo-me como sucedâneo de mim mesmo, embora a minha identidade sexual seja a de varão. Eu serei o pai, Nancy a mãe e seremos uma família", confessou Beatie, questionando o que é ser "normal" para a sociedade.

Ele há coisas do "arco da velha"...

Corta-unhas

Algum dia ainda gostava que me explicassem o fetiche que muitos portugueses têm em cortar as unhas em público.

Nos últimos dois dias fui bafejado com esta visão "extra ordinária": primeiro um homem na rua, numa estação ferroviária; depois, uma mulher, dentro do próprio comboio.

Mas, qual é a lógica disto? Será que ninguém lhes explicou quando eram pequeninos que, para além de tudo o resto, era uma grande falta de educação?

Devem pensar: "Ora bem, como é que vou ficar sozinho neste banco? Já sei, vou usar aqui o meu corta-unhas, fazer este barulhinho altamente irritante e atirar os pedacinhos para cima deles".

E pronto, lá conseguem os seus intentos porque ainda ninguém teve coragem - eu incluido - de lhes atirar a porcaria do corta-unhas para a linha do comboio.

Por favor, acabem com isso... um dia destes arriscam-se a que eu perca a cabeça.

sábado, março 22, 2008

Amêndoa amarga

Não sei se é das amêndoas, mas a verdade é que as pessoas parecem mais doces, mais queridas, mais simpáticas nesta época do ano.

Foram várias os vizinhos e colegas que, entre quarta-feira e hoje, me vieram cumprimentar especialmente, só porque era Páscoa.

Se alguns não o fazem habitualmente, porque raio o fazem agora?

Juro que não percebo e enerva-me…

Deve ser por isso que não gosto de amêndoas.

quarta-feira, março 19, 2008

Arthur C. Clarke

Morreu, aos 90 anos, o escritor que inventou "2001 Odisseia no Espaço" e escreveu mais de 80 obras do género.

Eu cá gosto de ficção científica.

As minhas homenagens...

sábado, março 15, 2008

Expressões da nossa vida

Há expressões que ouvimos desde pequenos e que nos acompanham ao longo da vida. Esta é mais uma daquelas que, num país como o nosso, faz todo o sentido.

Muitas vezes ouvi a minha avó dizê-la e várias vezes a minha mãe ainda hoje repete, naqueles dias de maior cansaço.

Lembrei-me dela ao acordar quase às quatro da tarde depois de uma comprida semana de sete dias e de uma quinta-feira que só acabou na madrugada de sábado.

"No Céu esteja quem inventou o descanso".

É bem verdade, bem-haja.

quarta-feira, março 12, 2008

(Des)Acordo Ortográfico

Dentro de poucos dias, a Texto Editora vai lançar os primeiros dicionários e um guia já com a nova grafia portuguesa baseada no Acordo Ortográfico que foi aprovado em Conselho de Ministros.

Ora, como sei que "Todo o Mundo é composto de mudança" - já diz o Camões e canta o José Mário Branco - o que lamento é que não se tenha aproveitado esta ocasião para juntar ao Acordo os "contributos" da "nova língua" portuguesa que nasceu com os SMSs.

Numa altura em k se tem em ação um plano que tenta melhorar as notas dos noços a Português, seria bué fixe começar, desde já, a facilitar a vida aos bacanos, n axam?

É k seria uma ganda xatice chegar a 2014, altura em k o acordo começa a bombar, e perceber k já n tá atual...

Pá, n sei, é só o meu .)

Agora a sério, devo dizer que - neste caso - partilho das dúvidas da ex-ministra da Cultura. Sinceramente, não sei como vai ser daqui a seis anos, mas temo que não estejamos a caminhar no bom sentido.

PS: Por outro lado, percebo que a força do Brasil pode ser a única hipótese de salvar o português no futuro.

domingo, março 09, 2008

Contra-corrente

Quase todas as Universidades têm o estatuto de "trabalhador-estudante" e eu concordo com isso. A minha dúvida é se não deveria haver também o estatuto de "estudante-trabalhador"...

... e, já agora, se esse novo estatuto não deveria aplicar-se igualmente aos professores.

Eu compreendo a reacção dos docentes que se sentem atacados nos seus direitos e que, por isso, protestam: aulas de substituição obrigam a mais trabalho e eles são contra, avaliação de professores e não promoção automática obrigam a mais trabalho e eles estão contra.

É normal que assim seja porque ninguém gosta de perder privilégios.

Os sindicatos alcançaram ontem uma vitória impressionante. Conseguir trazer para a rua cerca de 100 mil docentes (até a polícia admite estes números) é extraordinário e nunca visto em Portugal e deve ter feito tremer Sócrates e a sua ministra mas - deixem-me dizer-vos isto baixinho: Eu concordo com a política de Maria de Lurdes Rodrigues...

Como em muitos outros aspectos da vida, os resultados daqui a uns tempos é que vão confirmar ou não quem tinha razão mas, estar agora a demitir a ministra, seria um erro grave, em minha opinião.

Os professores - tal como os outros portugueses - julgarão este Governo - e a oposição - em 2009 pela força do voto.

Já agora, só mais uma nota: este Executivo tem muitos defeitos, é verdade, e alguns "tiques esquisitos", mas uma coisa que não é, seguramente, é fascista. Se o fosse - garantidamente - não autorizaria que 100 mil pessoas o gritassem a plenos pulmões durante várias horas na principal avenida do país.

domingo, março 02, 2008

Utopia

Numa altura em que...

- milhares de professores protestam nas ruas e alguns são identificados pela polícia;
- o ministro da Saúde saiu por não aguentar a pressão;
- alguns ameaçam aumentar o pão em 50%;
- o plano "Porta 65" não funciona;
- o mundo continua a assistir à guerra no Médio Oriente e treme a olhar para o Kosovo...
http://www.youtube.com/watch?v=d_YyqCzIUsc&eurl=http://canetapermanente.blogspot.com/search?updated-max=2008-03-06T16%3A40%3A00Z&max-results=10&feature=player_embedded
... Esta é mesmo a música que interessa relembrar.